Entendendo o gabarito e as margens de segurança
3 min
Criado por Carol Melo em 24/01/2019 14:33
Atualizado por Karla Reis em 09/01/2020 10:34

O uso do gabarito é essencial para enviar seu arquivo prontamente à produção e impedir impressões em não conformidade. Para que seu arquivo seja enviado com qualidade e velocidade à produção, destacamos a importância do uso correto dos gabaritos na criação dos arquivos.

Seguindo as dicas abaixo, seu produto chegará rapidamente à produção e você poderá desfrutar de todo o diferencial que podemos proporcionar para você.

Ao abrir o gabarito, você encontrará 03 margens que devem ser respeitadas para garantir que seu material chegue em perfeito estado. 

A margem verde é a linha de segurança. Toda e qualquer informação importante (como nomes, telefones e logotipos) que não pode correr o risco de ser cortado deve estar dentro da área verde do gabarito conforme o exemplo abaixo:   

GABARITO 1.jpg

A margem vermelha é a medida final que terá seu impresso após o corte.

GABARITO 2.jpg

Já a linha guia azul, determina a área de sangria. Nesta área deve conter apenas o plano de fundo de seu arquivo, ou seja, informação que pode ser cortada no acabamento do material. A margem de sangria serve para não correr o risco de seu material ficar com bordas brancas na hora do refile.

 

GABARITO 3.jpg

A parte mais delicada de qualquer impresso é a área de sangria. A área contém informações que fazem parte do arquivo, mas não farão diferença em sua exclusão após o corte. 

No exemplo abaixo, temos a visualização da a área de sangria já refilada. Note que o fundo foi separado sem comprometer informações importantes do arquivo.

GABARITO CORTE.jpg

E temos o produto devidamente refilado:

GABARITO 5.jpg

Ao finalizar a criação da arte, o gabarito deverá ser removido e o arquivo enviado somente com as informações que deverão ser produzidas. Recomendamos evitar a utilização de bordas no arquivo, pois podem sofrer uma leve variação no momento do refile causando uma desproporção nas bordas.

 

Importante: Nenhuma informação relevante deve estar fora da margem de segurança (linha verde)! 

 

Agora que você está craque com o manuseio do gabarito, poderá criar todos os arquivos adequados aos nossos gabaritos.

 

Boas compras!